“FESTA DE TODOS OS SANTOS NA BOLIVIA”


Ch'alla con chicha para el buen retorno del difunto


A Festa de todos os  mortos é uma tradição que vive fortemente apesar das mudanças, religiões e modernidade 
"Almitas chamushankuña" "Las almas já estão chegando", é a expressão popular de pessoas à espera da chegada da alma de seus entes queridos no Festa dos mortos, festa realizada em 1 e 2 de novembro. 
Em Cochabamba, tradições e costumes no Festival dos mortos são muito diversas. O denominador comum da essência desta festa é a inter-relação com entes queridos que morreram e naquele dia, retornam para dar conforto e alegria para a família e amigos. Remonta ao período Inca a investigadora Melvy Mujica, disse: "os cronistas já mostraram que os incas veneravam seus mortos como seres superiores e trazia-os para às ruas com as melhores roupas para que eles tinham para interceder diante das divindades para que enviassem chuvas durante o período mais crítico (Outubro e Novembro)".

Um dos elementos centrais é o mast ' aku (oferta de alimentos), inevitável para o aya mosoj (alma nova, que morreu recentemente). 
FAMILIAR
Os preparativos para este tipo de hospedagem são hoje um elemento familiar.

"O ato de reunir-se para elaborar a chicha, urpus (massa de pão) e a alimentação, tudo representa a integração, trabalhando em conjunto;" "que muitas vezes ajuda a superar os problemas que surgem da morte por disputas de herança e outros", explica Mujica.

Ayllu Majasaya Mujlli, a família distribue os alimentos que sobraram
Nas comunidades a unidade familiar vai além da família de sangue, estende-se aos afilhados, camaradas, genros, vizinhos e amigos. 
AYNI 
Esta celebração ao contrário de outros não precisa de um convite formal, a presença de amigos e vizinhos é espontânea e um forte compromisso de reciprocidade e de ajuda mútua. A cooperação decorre da possibilidade de cada um, alguns levam a batata e outros alimentos para a preparação de comida, e aqueles que não têm nada, muito cedo estão na casa para auxiliar na preparação. São definidos os papéis de cada pessoa. Por exemplo, na preparação dos urpus, homens são responsáveis por amassar a farinha, as crianças e as mulheres de moldar a urpus e os varões mais experientes de alimentação de combustível do forno e cozinhar.

Mesa de preparação faz com que qualquer família próxima, a crença indica que não mais podem preparar a mesa ou comer alguma coisa dela, porque quando você compartilha algo do falecido corre o risco de que o falecido queira leva-lo.

Wallunk'a marca o ninicio de uma nova temporada agrícola de fertilidade e alegria para a família

JOGOS
Desde o meio-dia de 1 de Novembro os vizinhos e amigos acompanham família enlutada em um dia de orações e de jogos oferecidas à alma para à família enlutada esquecer todas as suas mágoas, e poder compartilhar com alegria a visita da alma do falecido. O dia é prorrogado até o dia seguinte.



DESPEDIDA
Sobre a Alma kacharpaya (despedida da alma), um amigo da família se disfarça de branco, todas o tiram da mesa cantando e comprimentando. A alma no meio dos jogos e brincadeiras começa com a k'amiy, fornecendo recomendações aos membros da família, instruções para viver bem entre eles até o próximo ano, que voltará a visitá-los.


Alma kacharpaya, nos vales os vizinhos se despedem da alma jogando água

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confissão de fé

Em que Creio

Do amor de Deus e da missões

Creio:

I. Em seu amor infinito e perfeito - e tendo provido no pacto da graça, pela mediação e sacrifício do Senhor Jesus Cristo, um caminho de vida e salvação suficiente e adaptado a toda a raça humana decaída como está - Deus determinou que a todos os homens esta salvação de graça seja anunciada no Evangelho.

Jo.3:16; I Tim.4:10; Mc.16:15

II. No Evangelho Deus proclama o seu amor ao mundo, revela clara e plenamente o único caminho da salvação, assegura vida eterna a todos quantos verdadeiramente se arrependem e crêem em Cristo, e ordena que esta salvação seja anunciada a todos os homens, a fim de que conheçam a misericórdia oferecida e, pela ação do Seu Espírito, a aceitem como dádiva da graça.

Jo.3:16 e 14:6; At.4:12; I Jo.5:12; Mc.16:15; Ef.2:4,8,9.

III. As Escrituras nos asseguram que os que ouvem o Evangelho e aceitam imediatamente os seus misericordiosos oferecimentos, gozam os eternos benefícios da salvação: porém, os que continuam impenitentes e incrédulos agravam a sua falta e são os únicos culpados pela sua perdição.

Jo.5:24 e 3:18.

IV. Visto não haver outro caminho de salvação a não ser o revelado no Evangelho e visto que, conforme o usual método de graça divinamente estabelecido, a fé vem pelo ouvido que atende à Palavra de Deus, Cristo comissionou a sua Igreja para ir por todo o mundo e ensinar a todas as nações. Todos os crentes, portanto, têm por obrigação sustentar as ordenanças religiosas onde já estiverem estabelecidas e contribuir, por meio de suas orações e ofertas e por seus esforços, para a dilatação do Reino de Cristo por todo o mundo.

Jo.14:6; At.4:12; Rom.10:17; Mt.28:19,20; I Cor.4:2; II Cor.9:6,7,10.

Fonte: Confissão de Fé de Westminster