EVANGELISMO COMUNITARIO DE SALUD




NOS AJUDE EM ORAÇÃO  A FIM DE QUE DESTA ESTRATÉGIA SEJA IMPLANTADA  EM BOLÍVIA E COMUNIDADES POSSAM SER ALCANÇADAS

 Estratégia 
 Evangelismo Comunitário de Saúde (ECS) é uma estratégia a fim  de ajudar as pessoas da igreja a ministrar às necessidades físicas e espirituais de suas comunidades e a alcança-lás com amor. Isto é conseguido mediante a capacitaçao na prevenção de doenças, no estimulo à boa saúde e em como viver uma vida abundante em Cristo.
A evangelização e o discipulado são o centro do ministério. O que nos interessa é o aspecto espiritual das pessoas e sua integração com o aspecto físico de doenças comuns, o social, o emocional, etc. Os problemas físicos e espirituais frequentemente estão inter-relacionados nas vidas das pessoas que necessitam  ser transformadas por Jesus Cristo, que muda nossas crenças, atitudes e condutas a partir do nosso interior.


O que é ECS ?
ECS (Evangelismo Comunitário de Saúde) é um verdadeiro modelo de melhores práticas para a integração de evangelismo e discipulado com base de desenvolvimento da comunidade. Os primeiros programas foram feitos em África na década de 1980. ECS foi então levado para outras partes do mundo onde ela provou adaptável a uma vasta gama de situações. Hoje ECS está sendo usado em todo o mundo por igrejas, denominações, agências missionárias, organizações não-governamentais e governos locais e nacionais para levantar toda a comunidade de ciclos de pobreza e doença.

A estratégia de  Evangelismo Comunitário de Saúde, é uma ferramenta para atender às comunidades pobres ao redor do mundo. Nós estamos ligados em rede de apoio mútuo para compartilhar idéias úteis e as melhores práticas, encorajar uns aos outros, coordenar esforços e otimizar o uso de recursos limitados.
ECS é iniciado em uma comunidade de cristãos por uma, duas ou três pessoas  treinadas da equipe e dedicadas que falam a língua da comunidade e vivem perto o suficiente para visitar com freqüência. Os formadores são geralmente supervisionados por uma organização local, uma igreja, uma associação, uma denominação, uma agência missionária, ou uma ONG.
Como eles começam na comunidade, eles conscientizam da necessidade e oportunidade, e facilitam o processo pelo qual a própria comunidade identifica soluções e começa a trabalhar em conjunto de forma organizada. A comunidade ganha esperança e visão, e um processo de desenvolvimento é catalisada.


Clique e assista  os vídeos




Saiba o que esta acontecendo em outros países
Os resultados de um programa ECS


O sucesso de um programa  ECS pode ser medido pelos seguintes indicadores de transformação. Estes são os resultados que nós vemos regularmente em programas de ECS maduro ao redor do mundo:
  1. Visão compartilhada: A comunidade vê um futuro melhor e tem esperança que possa ser alcançado.
  2. Liderança: líderes piedosos cristãos estão posicionados e preparados para liderar a comunidade para a realização de sua visão.
  3. Propriedade: As pessoas estão assumindo a responsabilidade pela sua própria saúde e bem estar.
  4. Cooperação: As pessoas estão unidos e trabalhando juntos para o bem comum.
  5. Voluntários: pessoas estão tomando a iniciativa e agindo sacrificialmente para satisfazer as necessidades legítimas dos outros.
  6. Dignidade: As pessoas recuperaram a sua identidade como feito à imagem de Deus e sua vocação como mordomos da criação. Em vez de serem controlados ou vitimados por seu ambiente, eles são administradores do mesmo.
  7. Aprendizagem, habilidade e recursos: as pessoas estão preparadas para identificar as necessidades e recursos, elaborar um plano, e mobilizar voluntários para realizar sua visão. As pessoas estão constantemente refletindo sobre o que está acontecendo, a fim de aprender como ser mais eficaz.
  8. Comunidade Cristã e Testemunho: os crentes se reúnem para comunhão, oração, estudo bíblico e culto, e compartilhar a Cristo com os seus vizinhos em palavras e atos.
Uma vez que os resultados acima sejam atingidos, as comunidades começam a mudar. Saúde melhora, diminui a mortalidade infantil, a agricultura se torna mais produtiva, empregos são criados, os sistemas de água, estradas, escolas e clínicas são construídas, e as igrejas são criados ou fortalecidos. Tudo isso é conseguido por iniciativa do povo. Paz, justiça, compaixão e justiça são testemunhados na comunidade e Deus é glorificado.
Texto adaptado da:
CHE GLOBAL NETWORK com foto da Global CHE Enterprises (CHE América Central)






Confissão de fé

Em que Creio

Do amor de Deus e da missões

Creio:

I. Em seu amor infinito e perfeito - e tendo provido no pacto da graça, pela mediação e sacrifício do Senhor Jesus Cristo, um caminho de vida e salvação suficiente e adaptado a toda a raça humana decaída como está - Deus determinou que a todos os homens esta salvação de graça seja anunciada no Evangelho.

Jo.3:16; I Tim.4:10; Mc.16:15

II. No Evangelho Deus proclama o seu amor ao mundo, revela clara e plenamente o único caminho da salvação, assegura vida eterna a todos quantos verdadeiramente se arrependem e crêem em Cristo, e ordena que esta salvação seja anunciada a todos os homens, a fim de que conheçam a misericórdia oferecida e, pela ação do Seu Espírito, a aceitem como dádiva da graça.

Jo.3:16 e 14:6; At.4:12; I Jo.5:12; Mc.16:15; Ef.2:4,8,9.

III. As Escrituras nos asseguram que os que ouvem o Evangelho e aceitam imediatamente os seus misericordiosos oferecimentos, gozam os eternos benefícios da salvação: porém, os que continuam impenitentes e incrédulos agravam a sua falta e são os únicos culpados pela sua perdição.

Jo.5:24 e 3:18.

IV. Visto não haver outro caminho de salvação a não ser o revelado no Evangelho e visto que, conforme o usual método de graça divinamente estabelecido, a fé vem pelo ouvido que atende à Palavra de Deus, Cristo comissionou a sua Igreja para ir por todo o mundo e ensinar a todas as nações. Todos os crentes, portanto, têm por obrigação sustentar as ordenanças religiosas onde já estiverem estabelecidas e contribuir, por meio de suas orações e ofertas e por seus esforços, para a dilatação do Reino de Cristo por todo o mundo.

Jo.14:6; At.4:12; Rom.10:17; Mt.28:19,20; I Cor.4:2; II Cor.9:6,7,10.

Fonte: Confissão de Fé de Westminster