BOLÍVIA

Nome Oficial País: Republica de Bolívia (República da Bolívia)


VISÃO GERAL



História
A partir do segundo século aC, a cultura Tiwanakan desenvolvido no extremo sul do lago Titicaca. Esta cultura, centrada no e nomeado para a grande cidade de Tiwanaku, desenvolveu técnicas avançadas de arquitetura e agrícolas antes de desaparecer por volta de 1200, talvez por causa da seca prolongada. Em cerca de 1450, os incas quéchua, entrou na área do planalto boliviano, e acrescentou ao seu império. Eles controlavam a área até a conquista espanhola em 1525.

Durante a maior parte do período colonial espanhol, este território foi chamado de "Alto Peru" ou "Charcas" e estava sob a autoridade do vice-rei de Lima. Os governos locais veio a Audiencia de Charcas localizado em Chuquisaca (La Plata, Sucre moderno). minas de prata da Bolívia produziu muito da riqueza do império espanhol, e de Potosí, local do famoso Cerro Rico ("Rich Mountain"), foi durante muitos anos a maior cidade do hemisfério ocidental. Como a autoridade real espanhola enfraquecida durante as guerras napoleônicas, o sentimento contra o domínio colonial cresceu. A independência foi proclamada em 1809, mas 16 anos de lutas seguidas antes do estabelecimento da república, nomeado para Simon Bolívar, em 6 de agosto de 1825.

A independência não trouxe estabilidade. Por quase 60 anos, golpes e constituições de curta duração dominou a política boliviana.fraqueza da Bolívia foi demonstrado durante a Guerra do Pacífico (1879-83), quando perdeu o seu litoral e as áreas adjacentes ricas em nitrato do Chile.

Um aumento no preço mundial de prata trazida da Bolívia uma medida de relativa prosperidade e estabilidade política no final de 1800. Durante a parte inicial do século 20, o estanho substituído prata como fonte mais importante do país, da riqueza. Uma sucessão de governos controlados pela elite social e econômica do laissez-faire capitalista através do primeiro terço do século.

O período de 1952 a 1964 foi marcado por importantes reformas econômicas e sociais no país e uma nova constituição foi adoptada em 1967, no entanto, a agitação civil continua a dominar a política da Bolívia, eo país continua a ser um dos mais pobres da América Latina. Em dezembro de 2005, os bolivianos elegeram Movimento ao Socialismo líder Evo Morales, que prometeu a mudança de classe tradicional política do país ea autonomia da maioria pobre do país.

Educação
O ano escolar típica vai de fevereiro a novembro. Oito anos são necessários para a escola primária, em seguida, mais quatro anos são necessários para se formar no colegial.   

Em face da pobreza e de longo prazo da instabilidade política na Bolívia, a atitude pedagógica dos bolivianos é positivo. As pessoas vêem a educação como uma ferramenta para melhorar sua renda e uma forma de melhorar sua qualidade de vida. 

Mesmo que a educação é um requisito básico para conseguir um emprego melhor, ainda é considerado um privilégio ter uma pessoa educada na família. Aqueles que são educados desfrutar de melhores cuidados de saúde para si e para seus filhos. Eles também têm melhores possibilidades de melhorar sua renda e obter um emprego.Quase 60 por cento da população não tem emprego. Além disso, 15 por cento daqueles que trabalham são extremamente qualificadas e mal pagos para os trabalhos que estão fazendo. 


Muitos bolivianos que frequentam a escola só vai para seis anos. Nos últimos anos, muitos educadores de adultos têm sido úteis para a justiça social, focando os alunos sobre as oportunidades econômicas, mantendo suas culturas indígenas. O processo, particularmente para as mulheres e as minorias, é complexa, devido ao contexto sócio-cultural no qual a aprendizagem ocorre. No entanto, quando o modelo educacional leva a vida cotidiana dentro das culturas locais em consideração, o verdadeiro aprendizado ea mudança pode ser visto.

Religião
A constituição prevê a liberdade de religião eo governo respeita esse direito na prática. Predomina o catolicismo romano ea constituição reconhece-o como a religião oficial. A Igreja Católica recebe apoio do Estado (cerca de 300 sacerdotes recebem salários governo pequeno), em parte para compensar a Igreja de propriedades expropriadas no passado.


Um notário é obrigado a certificar os relatórios de arrecadação de fundos para grupos religiosos. Esta exigência foi projetado para proteger as igrejas contra as acusações de lavagem de dinheiro ou de receber dinheiro de fontes de drogas. Ele também exige que os grupos de consultar as autoridades civis para resolver questões potenciais, tais como trânsito, antes de realizar as reuniões públicas, tais como celebrações ao ar livre.

Apenas o ensino religioso católico é fornecida nas escolas públicas.Por lei é opcional e é descrito como tal nos materiais curriculares, no entanto, os estudantes enfrentam forte pressão dos colegas para participar. instrução não-católicos não se encontra disponível nas escolas públicas para alunos de outras religiões.

Fonte: Relatório sobre Liberdade Religiosa Internacional, divulgado pelo Bureau de Democracia, Direitos Humanos e Trabalho, Novembro de 2005,http://www.state.gov/g/drl/rls/irf/2005/51628.htm.

 Cultura
Arte
A arte boliviana inclui relíquias indígenas e outras formas de expressão popular. Como seus ancestrais Tiwanaku, os bolivianos ainda criar têxteis, fiação e tecelagem; os de cada região tem seus próprios estilos.

Música
Cada região na Bolívia tem uma tradição musical distinta. Música do Altiplano sons tristes, enquanto a música no som mais quente Tarija alegre. Danças como a cuecaauqui-auqui e tinku ocupam um lugar reverente na cultura popular. 

Feriados e festivais
Carnaval, 7 de fevereiro e 8: Este é um dos chamativos e deslumbrante festivais mais na América do Sul, cheia de dança e festa. Carnaval ocorre logo antes da Quaresma, a época do jejum que antecederam a Páscoa. A maior festa de Carnaval acontece em Oruro.  
Dia da Independência, 06 de agosto 
Natal, 25 de dezembro: os bolivianos preparar o presépio ea árvore de Natal. Os membros da Igreja presentes dramas e eventos especiais coral.

Esportes e Jogos
Bolivianos jogar futebol, bola de gude, damas, jogos de grupo, squash e basquete ao ar livre.
Comidas Típicas
Bolivianos comer carne, arroz, batatas, alface picada, molho quente, sopa, frutas, queijo e leite.
Chuño
Uma sopa comido pelos índios aimará do país altas. chuño refere-se a batata desidratada, mas você pode substituir as batatas em cubos.
2 xícaras de picada de cordeiro ou de frango 
4 xícaras de caldo de galinha
Colorau e sal a gosto 

Cozinhe todos os ingredientes no caldo de galinha. Se você comer pão com o chuño, você estará imitando o povo boliviano das altitudes mais baixas, em vez do aimarás do altiplano.

Saudações 
Espanhol
Hola (Olá)
Tchau (adeus)
¿Como está? (Como vai você?)
Quechua

ari
 (sim)
waliki (bem)
Askini punijuttata (Welcome)
kasanki Imaynalla? (Oi, como vai você?)
Ripusani (usado para Goodbye, literalmente significa: "Eu estou saindo.")  
Wuaj dia kama (Vejo você mais tarde)
Aymara 

Imaynalla? (Como vai você?)
Kamisaki? (Olá, como vai você?)
Yaqhaurkama (usado para adeus, literalmente significa: "Eu estou saindo.")
Waliki (Vejo você mais tarde)






Localização geográfica: Localizado no coração da América do Sul. É um dos dois países sem litoral da América do Sul. (O outro é do Paraguai). Faz fronteira com o Brasil no norte e leste, o Paraguai no Sul-leste; Argentina no Sul, Chile, no sudoeste e oeste e Peru, no oeste e norte-oeste.
Geographic Tamanho: Bolívia abrange 1.098 mil quilômetros quadrados.(680.760 sq mi).. Ele é de 1.500 km de norte a sul e 1.300 km no seu 'ponto mais largo (930 e 806 milhas, respectivamente). É quase do tamanho do Texas e da Califórnia em conjunto ou um pouco menor que o Alasca.
Políticos Departamentos (Estados): Há nove departamentos da Bolívia (similar aos estados): La Paz, Pando, Beni, Santa Cruz, Tarija, Chuquisaca, Potosí, Cochabamba e Oruro.
Idiomas: espanhol (mais amplamente utilizado e idioma primário), bem como aimará e quechua que é usado principalmente pelos mais populoso culturas indígenas do altiplano e nos vales centrais.

Governo: É uma república com três ramos: legislativo, executivo e judicial. Ela é democrática e é um dos governos mais estáveis nas Américas.
Dia da Independência: Bolívia se tornou uma república em 06 de agosto de 1825.



Capital: A capital oficial é Sucre (sede do Poder Judiciário), mas o de facto e mais conhecida capital é La Paz (sede do Executivo e Legislativo) Tem um aeroporto internacional, as embaixadas, organizações de ajuda e muitas ONG's e é a sede de algumas das maiores empresas do país.
Economia: Costumava ser baseada principalmente em mineração nos Andes e na região do Altiplano. Agora, petróleo, gás e minerais primários, bem como produtos florestais e agrícolas do Oriente são os mais importantes. O turismo também está em ascensão e espero que continuará a crescer e subir para ser uma das principais fontes da economia boliviana.
Tipo e tamanho da população: A população é de aproximadamente 9 milhões de pessoas. Eles são uma mistura de raças e culturas. Aproximadamente 60% são de linhagem pura indiana, 35% ou mais são mestiços (mistura de espanhol-americano e norte-americanos-indianos). Eles são conhecidos como cholos ou cholas (masculino / feminino) e refere-se a pessoas com linhas de sangue índio que emigraram para as cidades e ainda usam alguma forma de sua composição étnica original vestido ou fantasia. Essas mesmas pessoas que vivem no país são referidos como camponeses ou camponesas. Aproximadamente 1% são de ascendência Africano, na sua maioria descendentes de escravos durante a conquista espanhola e os tempos coloniais, que foram utilizados nas minas de Potosi e outras regiões. Os restantes 4% são compostos por descendentes de europeus principalmente de espanhóis e alemães, bem como outros grupos como chineses, coreanos, indianos e muitos diferentes grupos religiosos de todo o mundo.

Religião: Aproximadamente 97% ou mais da população é católica romana. Mas há uma mistura significativa de católicos e rituais pagãos, superstições e crenças que são expressos por maioria da população indígena (mas não limitados a eles) e em uma base diária normal.
Educação: freqüência escolar obrigatória a partir de idades 7-16 é a norma.Mas, devido à falta de recursos e professores em algumas áreas rurais, as crianças não podem atingir a sua adolescência e ter completado o ensino médio.A taxa de alfabetização da Bolívia é de cerca de 74%.


Ecológico e Ambiental do Estado: Uma vez que a Bolívia é um país desenvolvido em que deixou a maior parte de suas terras que tenham sido pré-história. Mas, nos últimos vinte anos devido ao crescimento populacional e outros fatores econômicos, tem havido uma onda de Emigração e desenvolvimento das terras altas para as planícies tropical em busca de terra e um futuro brilhante. Isso criou uma série limitada de desenvolvimento em áreas virgens vez (especialmente nos trópicos) e muita pressão em outras áreas afins que se usou para ser verdadeiro deserto. Dentro dos últimos dez anos a evolução de uma consciência ambiental e surgiu e protecção das regiões biologicamente diversificadas tem ocorrido de catalogação. Os cientistas e grupos ambientalistas em todo o mundo têm reconhecido que a Bolívia tem uma das regiões de maior diversidade biológica do mundo. Dentro dele está fronteiras são vários ramos da altitude altas montanhas dos Andes e das geleiras, o planalto Altiplano vasta que inclui os rios e lagos (L. Titicaca e Poopó), e frígida desertos áridos no-Oeste Região Sul, o maior de sal do mundo plano ( Salar de Uyuni), florestas da nuvem em áreas de transição dos Andes tropicais e florestas tropicais semi dos vales das terras altas para as planícies do leste da bacia do Amazonas, vastas savanas tropicais nas regiões do norte e as florestas mato e desertos do Chaco na Bolívia, o sul-oriental.

















Há um forte impulso no momento de proteger mais e mais áreas para a preservação da biodiversidade que existe lá. Existem actualmente 18 principais parques nacionais e áreas protegidas e outra dezena de áreas que estão sendo reavaliados para o parque ou área protegida. A vasta gama de climas e regiões geográficas aumenta a imensa variedade de ecossistemas e da flora e fauna que a Bolívia tem dentro da fronteiras. É verdadeiramente um país com uma incrível riqueza de flora e fauna que devem ser visitadas, muitas vezes.

Conheça a Bolívia através de vídeos institucionais

Parques Nacionais e Áreas Protegidas: Atualmente existem 10 parques nacionais, 8 de Áreas Protegidas e seis áreas em reavaliação do estatuto de área protegida. A seguir estão alguns dos mais importantes da Bolívia.



·         Parque Nacional Apolobamba (La Paz)
·         Parque Nacional Amboro (Santa Cruz)
·         Reserva de la Biosfera y Territorio Indigena Pilon Lajas (Beni)
·         Parque Nacional Cotapata (La Paz)
·         Territorio y Parque Nacional Indígena Isiboro-Secure (Beni)
·         Parque Nacional Sajama (Oruro)
·         Parque Nacional Toro Toro Cochabamba ()
·         Flora Reserva Nacional de Fauna Tariquia y Tarija ()
·         Parque Nacional Madidi (La Paz)
·         Parque Nacional y Área Natural de Manejo Integrado Chaco (Santa Cruz)
·         Área Protegida Heath Manuripi (Pando)
·         Parque Nacional Carrasco (Cochabamba)
·         Parque Nacional Noel Kempf Mercado (Santa Cruz)
·         Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Abaroa (Potosi)
·         Flora Reserva Nacional de Fauna Estacion Biologica y del Beni (Beni)



CONSCIÊNCIA GEOGRÁFICA
Regiões Geográficas: Bolívia é composta basicamente de seis regiões: a Cordilheira dos Andes, do Altiplano, os Yungas, vales das terras altas, o Gran Chaco, nas planícies tropicais do Paraná e bacias Amazônica.
O Andes: Dois ramos principais do Andes compõem o território de montanha da Bolívia. Uma, a partir do Nudo de Apolobamba (a norte de L. Titicaca e na fronteira Bolívia-Peru) cabeças geralmente sul e sudeste, leste do lago Titicaca, a leste de La Paz e continua ao sul da borda leste do Altiplano e continua no norte da Argentina. Esta seção é essencialmente constituída da Cordilheira de Apolobamba, Cordilheira Real e Quimsa Cordillera Cruz. Estes são íngreme e acidentada montanhas com neve permanente, as geleiras, a origem de muitos rios de águas brancas que principalmente a cabeça para o lado oriental dos Andes conhecido como Yungas. As montanhas subir para mais de 21.300 km e média entre 17 e 19 mil. Sem dúvida, o espectacular gamas mais na Bolívia. O outro ramo abrange a Cordilheira Ocidental (Western Range) e tem muitas cimeiras isoladas feitas principalmente de vulcões e constitui a fronteira ocidental do país e vai para o sul e continua até o Chile. Este é o lugar onde Sajama (pico mais alto da Bolívia em 21.465) situa-se perto da fronteira com o Chile e as fronteiras do Altiplano, a oeste.
O Altiplano: Altiplano significa planalto, mas na realidade não é muito plana e é constituído por vales, colinas e pequenas áreas de material circulante, bem como salinas, vulcões, rios e lagos. Corre-se do norte do Lago Titicaca, entre os dois ramos da Cordilheira dos Andes, segue para o sul e no norte da Argentina e Chile. É cerca de 900 km (560 mi.) De comprimento e cerca de 200 km (125 milhas) de largura. Em geral, é frio e ventoso e quase sem árvores. A vegetação é escassa e geralmente feitas de pedaços de grama resistente chamado "ichu, curto e duro Thola arbustos e ocasionais povoamentos de árvores nativas chamado Quenua. Tem o maior sal do mundo plano (Salar de Uyuni) e vários outros, bem como Red e lagoas Verde, no sul. Muitos vulcões estão espalhados entre as planícies e planaltos e os seus fluxos vulcânicos foram moldadas em um labirinto de desfiladeiros pelo poder erosivo da chuva, vento, neve e granizo durante eras. As estradas são poucas e robusto e sem gás confiável ou serviços estão facilmente disponíveis. Esta paisagem é bastante acidentado, tem limitado, mas interessante flora e fauna e bonito também.
As Yungas: Este é o lado oriental dos Andes e é principalmente a floresta cobertos de montanhas íngremes que o leste e, eventualmente, encontrar-se com planícies tropicais do leste. Eles são resistentes e muito pouco desenvolvida, devido às suas características geológicas e geográficas. As altas são feitos de florestas de nuvens e os rios que a cascata de glaciated altos cumes cortar caminho por esta região e desaguam no alto da Bacia Amazônica. Eles são ricos em flora e fauna e de alguns dos mais espectaculares parques da Bolívia estão localizados aqui. Eles são percorridas com trilhas Inca e foi o único acesso para as planícies de milhares de anos. O desenvolvimento de algumas estradas na década de 1930 e 40 e em breve uma rodovia moderna e da infra-estrutura insuing contribuirá para o desenvolvimento desta região muito rápido. Essa região possui a maior parte das frutas e legumes para as montanhas e é a região onde a antiga planta da coca é cultivada. O clima é quente e há um monte de chuva, especialmente no verão. Para os turistas, esta é uma das principais regiões para trekking, rafting e passeios natureza e de acesso terrestre à planície.
Os Vales Highland: Esta região fica a leste e sudeste do Altiplano e tem o clima mais hospitaleiro em todo o país. É composto de colinas, vales e bacias que fazem parte da Cordilheira Central. Os solos são férteis eo clima é mediterrâneo como, exceto que as chuvas no verão (assim como o resto da Bolívia), em oposição ao tempo de Inverno. A segunda região mais populosa da Bolívia tem as cidades de Cochabamba, Sucre, Tarija e Potosí. Apenas Potosi tem a desvantagem de ser no alto das montanhas e não desfrutar do clima agradável dos outros. Essa região é onde a grande maioria das cidades coloniais espanholas foram fundadas e as mansões e enormes fazendas estão sendo renovado para acolher mais turistas para que apreciem um pouco da glória do passado e do encanto de tempos passados. As principais estradas conectar todas essas cidades e rodovias modernas poucos trouxeram essas áreas até o século 21 há pouco tempo. -Em vôos país dá acesso fácil a essas áreas de cidades de todo o país.
O Gran Chaco: Esta região está localizada no canto sul-oriental do departamento de Santa Cruz. Faz fronteira com Argentina e Paraguai. É caracterizado por ser um apartamento e quase impenetrável terra dura do pincel grosso, cactos e extensões relvadas com algumas áreas florestadas. É geralmente quente e seco vey e uma camada de pó (ou durante a estação chuvosa - de lama), abrange tudo. Ser tão dura e isolada que oferece uma das mais diversas regiões para a vida selvagem (como jaguar e queixada), da flora e aves, quando eles não têm medo do homem. Um lote de produção de petróleo também vem dessa área. Há poucas estradas e muito dura conditons condução sem serviços de nenhum tipo. alguns assentamentos isolados e são muito nessa região. Villamontes é a única cidade grande, situado na estrada de ferro e disse ser mais quente da Bolívia, regularmente em 40 elevadas (C) / 105-113 (F). A terra dura, mas bela.
As planícies tropicais: Esta região é composta de duas principais bacias hidrográficas do Alto Amazonas ao norte e leste do Paraná e no Sudeste. No norte está a vasta savana, selvas e rios largos do Beni, Pando e departamentos de La Paz. No Oriente encontra-se a pastagens e florestas de Santa Cruz e em Cochabamba mentira selvas e rios da região do Chapare. Onde Cochabamba e Santa Cruz se encontra é o cotovelo do Andes e oferece toda uma gama de ecossistemas de altas montanhas e florestas da nuvem de vales semi-tropical e selvas e rios. Amboro Carrasco e Parques Nacionais estão localizados aqui. Toda esta região apresenta clima quente e úmido, com chuva a qualquer hora possível do ano. Verdadeiramente uma terra bountyful de flora e fauna e povos indígenas da floresta que são moradores da bacia do Amazonas frágil. Noel Kempf Mercado National Park está localizado no extremo nordeste de Santa Cruz e no Chaco é também um outro parque nacional. Infelizmente, esta região é também onde a maioria das árvores para a indústria de madeira estão sendo cortadas e as florestas estão sendo destruídas.
O QUE LEVAR
Obviamente, isso depende da sua actividade planeada e na Bolívia, onde você estará viajando. Uma coisa é certa, porém: a luz de viagem e ser flexível com suas posses. Se você estiver indo para as terras altas, em seguida, suas necessidades serão diferentes do que se você está indo nos trópicos. Se você é do tipo aventureiro uma mochila ou pacote com um sistema de arnês escondido é o melhor. Se você estará viajando nas cidades e de hotel para hotel, em seguida, um caso difícil regular ou mochila com um zíper grande e musculoso vai ficar bem. Um pacote de dia ou pequena bolsa de ombro é bastante agradável e muito útil.
Viagens nas terras altas:
Um sistema de estratificação é o melhor que você pode adicionar ou subtrair uma camada de vestuário, conforme necessário. Este sistema é dividido em roupa interior (ao lado de sua pele), a camada isolante (usado no topo de sua camada de roupa interior) ea camada de tempo-falta (protege contra os elementos). A roupa que você compra deve ser leve, confortável e acolhedor e sintéticas. Fique longe de algodão, pois não secam rapidamente (devido a transpiração) e prende em água (o suor), ao contrário dos sintéticos, que secam rapidamente e manter o seu valor de isolamento. O meio ou camada isolante pode ser qualquer peça de roupa que ajuda você a manter seu calor ao lado do seu corpo, como uma camisa de espessura, suou a camisa, blusa ou jaqueta pilha sintético (assim como as calças). Um shell ou jaqueta (e calça), que é à prova de vento e impermeável (ainda respirável) é um bom escudo exterior que irá protegê-lo do vento frio, chuva, granizo ou neve poderá ocorrer nas terras altas. A removível ou retrair-away capa é grande. Algumas luvas luz sintética, lã / chapéu e meias de lã sintética round-lo. Como você se torna mais frio ou mais quente que você adicionar ou subtrair uma camada conforme necessário.
Viagens na Baixada:
Nos trópicos, o seu maior problema será o calor ea umidade e, dependendo da época e local, os insetos também. Pegue dois conjuntos de roupas, um para a trilha e outra para o campo, dessa forma você pode manter-se limpo e confortável quando sua roupa pista está secando. Também dê uma leve par de sapatos que você vai manter seco para o acampamento. materiais leves, de algodão ou sintéticas mistura de calças e camisas (de manga comprida), para permitir que o fluxo de ar são as melhores. Eles respiram bem e ventilação do seu corpo contra o calor. Um par de calções e t-shirts de algodão são muito bons também. botas ou trilha leve sapatos confortáveis e robustos e sandálias também são necessárias se você estiver na água frequentemente. Um bom chapéu de aba larga a toda a volta é melhor do que bonés de beisebol, porque eles vão proteger os seus ouvidos e garganta do sol tropical intenso.
Um bom par de óculos escuros e um lenço também são necessários. Não se esqueça de uma camada isolante, como um revestimento sintético, para a noite como as noites às vezes pode ser frio, devido à mudança brusca de temperatura do dia para a noite. Um quebra-vento que é impermeável a chuva vai manter a calma eo calor também. Sintéticos são quase sempre melhor do que o algodão, porque seca rapidamente, não podridão, e são na maioria das vezes mais resistente.
O Essentials:
Pessoal e prescrições de medicamentos, kit básico de primeiros socorros, despertador de viagem farol, com pequenas lâmpadas e baterias extra, faca multiusos / ferramenta plyer, reposição conjunto de contactos ou óculos, óculos de sol de alta qualidade, 30 metros ou cabo pára-quedas (muitas utilizações), kit de costura, kit de higiene pessoal, pinças de precisão, pequena toalha sintética, garrafa de água que não vai vazar (Nalgene), comprimidos de purificação de água ou purificador, contraceptivos, tampões, sandálias ou sapatos leves surf, Espanhol-Inglês bolso (dicionário -size), protetor solar à prova d'água (mínimo SPF 25), forte repelente de insetos (para os trópicos), paciência e um bom senso de humor.
TURISMO
A Bolívia tem um grande potencial para o turismo de férias completa.Dependendo do seu interesse, tempo e orçamento que você pode escolher o turismo tradicional, que envolve viagens para as cidades e aprender sobre a história da Bolívia colorido ou então pode ir ao ar livre para experimentar a grandeza do que a Bolívia tem a oferecer. A geografia incrível, vistas deslumbrantes e os segredos que estão escondidos desde o viajante regular são experiências que não são logo esquecidos. Bolívia, em embalagens de muita variedade em pachage pequeno.
Nós, na Bolívia Explore ter viajado por toda a Bolívia desde que nós éramos jovens. Estamos familiarizados com todos os cantos deste país e aquilo que queremos fazer é mostrar-lhe os nossos lugares especiais.
primário regiões Bolivias para viagens de aventura: O Andes e Altiplano, o Chapare e Yungas, planícies tropicais da bacia do Amazonas, o Gran Chaco e os Vales Central. Explore Bolívia opera passeios exclusivos para todas estas áreas.Nós oferecemos aventura macia e passeios de aventura dura que combinam Aventura, Cultura e Geografia. Viagens para estas regiões com a Bolívia Explore e experimente o que poucas pessoas tiveram a sorte de ver.
Adventure Tours Soft:
Trekking ao longo das margens do Lago Titicaca
Birdwatching passeios nas planícies tropicais do Beni, Santa Cruz, Pando, Cochabamba e La Paz.
passeios fotográficos no Altiplano e Andes, incluindo mágico lago Titicaca.
Four Wheel Drive tours no Altiplano
Sea Kayaking, no Lago Titicaca
Adventure Tours rígido:
Mountain Bike na Cordilheira dos Andes eo Altiplano
Caminhada no Inca Trails ao longo da Cordilheira Apolobamba, Real e Cruz Quimsa.
Montanhismo nos Andes bolivianos
viagens exploratórias aos rios un prazo e as regiões selvagens nos trópicos
COMUNICAÇÃO
Postal Service: Existe um sistema postal nacional, que serve todo o país. Todas as capitais, grandes cidades e cidades têm postos que servem destinos internacionais e nacionais. Existem escritórios de grandes empresas de courier (UPS, Fedex, DHL, etc) em todas as capitais.
Phone System: A companhia telefônica nacional, a Entel, tem escritórios nacionais e internacionais em todo o país. Pode-se chamar internacional de todas as grandes cidades, muitas vilas e algumas aldeias. Faxes podem ser enviados.Os preços variam dependendo de onde você está. Os telefones celulares são muito populares e de trabalho em todo o país. Todas as grandes cidades têm o serviço a partir de qualquer telefone Entel ou empresas privadas. Serviço Nacional e Internacional está disponível em todo o país, bem como acesso à Internet.
Telex: Elas podem ser enviadas e recebidas dos serviços Entel tão bem, mas telefone directo ou serviço de fax é mais conveniente e mais prevalentes.
INFORMAÇÕES BÁSICAS DO VIAJANTE
Embaixadas: Estão localizados em La Paz e alguns podem ter consulados nas principais capitais dos vários departamentos. Verifique com a Embaixada da Bolívia de seu país para obter informações específicas.
Vistos: Requisitos para todos os países mudam com freqüência para que você entre em contato com a Embaixada da Bolívia em seu país para obter as últimas informações. Atualmente, cidadãos norte-americanos precisam de visto para entrar na Bolívia, se eles são turistas. Seu passaporte deve ter validade por pelo menos seis meses além da data de entrada na Bolívia. A 30 dias de estadia mínima é permitida quando você chega na Bolívia e do Departamento de Imigração. irá carimbar seu passaporte e dar-lhe um esboço do documento verde Imigração é suposto preencher a inscrição. Este período de 30 dias pode ser prorrogado até 90 dias no departamento de Imigração em La Paz e outras cidades importantes. Alguns países exigem que você tenha visto para entrar no seu país e, por isso certifique-se de tê-los antes de tentar entrar na Bolívia. Você pode obter o visto nas Embaixadas e consulados na Bolívia para outros países.
Documentos: Para entrar ou sair da Bolívia, você deve ter seus documentos em ordem. Legalmente, qualquer pessoa que entrar na Bolívia deve ter um comprovante de passagem para a frente e / ou fundos suficientes para o seu comprimento estimado de permanência na Bolívia, mas isso raramente é executada. É recomendável que você faça fotocópias de todos os seus documentos importantes e viajar com as cópias, bem como os originais.
Dinheiro: A moeda na Bolívia, é chamada de Boliviano. É dividido em 100 cents (centavos). Boliviano entra em notas de papel de 5, 10, 20, 50, 100 e 200 Bolivianos. As moedas estão em centavos de 10, 20, 50, 1 e 2 Boliviano Bolivianos. Para mudar o dinheiro pode ir para as Casas de Cambio (casas de câmbio), ou para os cambistas na rua. Os bancos podem fazê-lo, mesmo se você não tiver uma conta bancária. Traveler's checks podem ser alterados em Casas de Cambio, hotéis ou agências de viagens (com prova de identidade) e, possivelmente, alguns de varejo businessess comprar algo que você se. Cartões de crédito são amplamente aceitos e hoje a maioria dos hotéis, restaurantes, agências de viagens, rent-car agências, companhias aéreas e outras empresas irão aceitá-las, mas todos eles vão acrescentar um pequeno percentual para a taxa de cartão de crédito que são cobrados pelas empresas de cartão de crédito . Se você não quer pagar essa taxa pequena que você provavelmente não vai começar a usar o seu cartão, para verificar de antemão. máquinas Money (ATM's) são muito abundantes e cartões de crédito, dinheiro / cheque cartões podem ser utilizados se estiverem dentro dos sistemas compartilhados pela maioria dos bancos internacionais.
CORRENTE DO CÂMBIO IS (sempre mudando):
Mas você pode encontrá-lo em O XE.com Universal Currency Converter.
Horário: Em horário comercial em geral são das 9:00 AM às 12:00 horas, pausa para o almoço de duas horas e retomar 14:00-19:00. Muitas empresas abertas mais cedo e ficar abertos até mais tarde. Os bancos, em geral, aberta das 9:00 às 12:00 horas e 14:30 - 17:00 e alguns ramos que se abrem no Sábado das 9:30 às 12:00 horas.
Horário: a Bolívia é de quatro horas atrás de Greenwich Mean Time. Por exemplo: Se for 12h00 em La Paz, que é 11:00 em Miami, Washington, DC e Nova York. Será 10:00 em Chicago, 09h00 em Denver, e 08h00 em San Francisco.
Electricidade: Bolívia usa o padrão mundial de 220 volts a 50 ciclos. Mas em certas áreas, como La Paz e outras poucas áreas na Bolívia, 110 volts, 50 ciclos (como os E.U. e Canadá) também é utilizada. Certifique-se de perguntar antes de você plug dentro Em caso de dúvida assumir as suas 220 e usar um conversor, mas não se esqueça que é para o efeito e buscou para o aparelho elétrico correto.
Feriados:
Ano Novo (01 de janeiro)
Carnaval (fevereiro ou março)
Semana Santa (Semana Santa - Março ou Abril)
Dia del Trabajo Dia do Trabalho (- 01 de maio)
Corpus Christi (maio)
Dia da Independência (06 de agosto)
Dia de Colon (Colombo Dia - 12 de outubro)
Dia de los Muertos (Dia de Todos os Santos - 2 de novembro)
Navidad (Natal - 25 de dezembro)
Férias Departamento:
Oruro (10 de fevereiro)
Tarija (15 de abril)
Chuquisaca (25 de maio)
La Paz (16 de julho)
Cochabamba (14 de setembro)
Santa Cruz (24 de setembro)
Pando (24 de setembro)
Beni (18 de novembro)
Potosi (10 de novembro)
Agências de Turismo: A Secretaria Nacional de Turismo (SENATUR) tem escritórios e quiosques na maioria das grandes cidades e vilas, incluindo aeroportos, estações rodoviárias e ferroviárias que tenham alguma informação sobre os destinos para os turistas e informações gerais. Mas, a melhor aposta é para manter contato com agências de viagens independentes e os operadores turísticos (quer no país ou no exterior da Bolívia) para obter informações específicas. Guia de livros do país (por editores independentes) também são uma grande fonte de informações - geralmente feito por viajantes para viajantes. As embaixadas e consulados em países estrangeiros também têm informações turísticas sobre a Bolívia.
Guia de Livros: Infelizmente (ou felizmente, dependendo do seu ponto de vista), existem vários guias que foram escritos sobre Bolívia por não-bolivianos.Isto tem causado o problema de comunicação e publicação de informações que muitas vezes não é preciso. O outro problema é que a maioria das pessoas que escrevem livros guia de ter os seus próprios pontos de vista pessoais "que podem ou têm muito a ver com a realidade boliviana. Outro problema é que muitos livros de guia empurrar o aceite "norma" que a Bolívia é "barato" e que não é apenas o caso. Algumas coisas podem ser mais barato (em relação a quê?) E outros não. Isso causa problemas para os moradores, pois muitos viajantes usam os livros como guia de viagem bíblias "e muitas vezes preços ridiculamente baixa demanda para certos produtos ou serviços. Este não é apenas injusto para os locais, mas muitas vezes cria problemas com os operadores turísticos que têm a "competir, baixando os preços" em vez de competir com os melhores serviços. Para viajantes internacionais, é provável que seu dinheiro vai um longo caminho, mas para os bolivianos que não é a realidade. Sentimo-nos guiar a maioria dos livros são úteis, têm boas informações em geral, mas não toleramos o "marketing" da Bolívia como um destino barato. Por favor, utilize os guias como uma ferramenta de informação - para não tirar vantagem dos locais.
Mapas: mapas Bom da Bolívia são difíceis de encontrar, mas o Instituto Geográfico Militar é o lugar para ir para os mapas topográficos da maioria da Bolívia (que restrinjam a venda de áreas sensíveis ou de fronteira). Eles estão localizados em La Paz e outras cidades importantes. Há uma série de mapas de relevo sombreado que destacar as áreas turísticas, bem como a estrada regular, político, cultural e mapas de transporte no livro maioria das lojas (librerias). Na tentativa E.U.: Maplink, em Santa Barbara, CA. eo Serviço de Informação Técnica Nacional (Springfield, VA). No Canadá (Vancouver) tentar Productions Mapa Viagens e Brittain Grande (Londres) tentar Stanfords.
Aluguer de Automóveis: Há muitas locadoras de veículos em todas as grandes cidades em todo o país. Os preços tendem a ser íngremes, devido ao custo elevado de veículos, serviços, peças sobressalentes, gás e imprevisível e acidentado estradas do país. 4WD conduzir veículos como a Toyota (Land Cruisers, Hi-lux), Nissan (Patrol), Mitsubishi (Montero, Galloper), Land Rover (Range Rover, Discovery, Santana) e Suzuki (Vitara) são os veículos de escolha para qualquer viagem para fora as cidades. Você precisa de um passaporte, carteira de motorista internacional ou de motorista licença válida e um cartão de crédito.
Acomodações: A gama de acomodações em todo o país podem ser qualquer coisa a partir de uma rede debaixo de um telhado de colmo de quartos em casas particulares e residenciales e de hospedarias de 1 a 5 estrelas nas grandes cidades. Em geral, quanto mais remoto que seja, a menos chances de encontrar a qualidade e acomodações confortáveis. A maioria das cidades e vilas oferecem hotéis, hospedarias e residenciales de todos os níveis.
Pesos e Medidas: Como a maioria do mundo, na Bolívia usa o sistema métrico.Mas, nos mercados em que também usam o sistema imperial de libras, bem como o sistema métrico. Mas, em geral, o sistema métrico é o padrão.
Segurança: É seguro dizer que a Bolívia tem sido e ainda é um dos mais pacífico, seguro e hospitaleiro países das Américas. Nós somos afortunados que os guerrilheiros não são parte desta sociedade e crimes extremos não são a regra, mas a exceção. Milhares de turistas por ano foram viajar para este destino desconhecido por décadas e tiveram uma calorosa hospitalidade, pessoas encantadoras e uma mão de boas-vindas.
Polícia: Não é a polícia nacional, que usa um uniforme verde e tem vários departamentos como o de Trânsito, Radio Patrulha e divisões outros. Elas são muitas vezes confundidos com o exército por causa do uniforme. Eles são úteis com necessidades viajantes de todo o país. Existe uma divisão chamada de Polícia do Turismo, que ajudam e protegem os muitos turistas que visitam a Bolívia.
Alimentos e Água: Uma vez que a Bolívia ainda é um país em desenvolvimento, os viajantes continuam a necessidade de desenvolver uma abordagem de senso comum para viajar e fazer dieta ao visitar a Bolívia, especialmente nas áreas mais remotas. Esteja ciente de que seu corpo e os organismos que vivem em seu estômago e intestinos são usados para um tipo de dieta e quando você viajar que mudanças na dieta e por isso perturba o estômago ou pior pode ser um resultado. Algumas pessoas que viajam para países mais desenvolvidos têm atravessado os mesmos problemas que as pessoas que vêm aqui. Nas grandes cidades e vilas de alimentos e bebidas servidos em restaurantes de boa reputação geralmente é segura para comer e beber.
Se você não tem certeza, "ferver-lo ou descascá-lo" é um curso de segurança de ação. Em geral, é melhor ficar com bebidas engarrafadas ou cozidos e mantenha-se hidratado, tanto quanto possível, especialmente nas terras altas e os trópicos. Se você não tiver certeza, ou tratá-lo quimicamente ou fisicamente com um filtro de qualidade da água que mata e elimina bactérias e vírus. Mas, por todos os meios não acho que tudo vai fazer-lhe mal. Psicologicamente você não está ajudando o seu organismo e do sistema e com certeza você vai estar perdendo um espetáculo culinário que a Bolívia é conhecida. Experimente e tente tudo, comer, beber e usar o bom senso. Os alimentos e bebidas do país são o que tornam tão especial.
Hospitais e Clínicas: Todas as grandes cidades e cidades de qualquer tamanho considerável terá hospitais e clínicas disponíveis para o público. As clínicas tendem a ser melhores do que os hospitais, na maioria dos casos, eles são privadamente possuídos e operados. Assim, seus serviços e os médicos não estão dependentes dos governos locais para o abastecimento, formação e equipamento.
Cinema e Fotografia: a Bolívia é um fotógrafo Shangri-la. Ele oferece tudo, desde os Andes com ela geleiras e montanhas ásperas ao mágico Lago Titicaca e as ondulações Altiplano vasto. Do temperado muitos vales para os desertos que tem variedade e uma incrível variedade de espetáculos geográfica. Nos trópicos são as selvas, savanas, rios e animais selvagens que vai deixar você sem fôlego.E dentro de todas essas regiões vivem uma grande variedade de pessoas cujos costumes, religião e modo de vida estão abertas para inúmeras oportunidades fotográficas. Seja sensível à sua privacidade e desejos, se não luto para ser fotografada. Por favor, pergunte primeiro, e se eles não querem que você tirar uma foto ou filme-los, não. E por todos os meios não pagam para fotos que você está criando um mau exemplo e precedente negativo para o fotógrafo próxima de você. Traga a abundância de filmes (mais do que você pensa que você precisa), baterias extra, uma variedade de lentes de grande angular até telefoto e uma bolsa de câmera resistente para proteger o seu equipamento. Um pequeno tripé robusto também é bom, assim como uma unidade flash dedicado.A qualidade da luz é maravilhoso nos altiplanos e da Amazônia e qualquer outro e vai fazer para fotos espetaculares. Um filtro polarizador pode ajudar, mas aprender seus prós e contras antes de usá-lo indiscrimenately. Film (diapositivos e negativos) são prontamente disponíveis nas grandes cidades e preços justos.Você também pode encontrar câmeras digitais e cartões Compact Flash também.A maioria dos consumidores e alguns equipamentos de foto prosumer está disponível, mas certifique-se comprar de um traficante de câmera apropriado que irá oferecer-lhe uma factura (recibo) e uma garantia de algum tipo. Baterias que se encaixam a maioria das câmeras de fotos também estão disponíveis.
CLIMAS
Em geral, o clima na Bolívia é ditada principalmente pela altitude não latitude. O padrão do tempo de base da Bolívia é o úmido e estação seca, o que acontece ao mesmo tempo em todo o país. Há basicamente cinco distintas regiões climáticas: O Andes eo Altiplano, o Chapare e Yungas, vales de clima temperado, o Chaco e as planícies tropical da bacia do Amazonas.
Andes e Altiplano: Na região serrana, localizada no terço ocidental do país, o tempo não muda muito dramática de época para época. Em geral é uma região de clima frio por causa de sua localização geográfica e as condições meteorológicas que afectam. Tem sido dito que nos Andes se pode experimentar todas as estações em um dia. Durante a noite, é frio como o inverno, no início da manhã, é como um início da Primavera, durante o dia é como um verão quente e no final da tarde é como um dia de outono. O tempo pode ser quente durante o dia de inverno (maio-setembro), mas pode ficar muito frio à noite, e bem abaixo de zero no sul ainda que você vá. Durante o período chuvoso (dezembro a março), será frio, quando chove, mas pode ser muito agradável durante o dia quando o sol está fora e as noites podem ser leves.
As Yungas e Chapare: O Yungas e regiões Chapare estão no lado oriental dos Andes, que estão entre as altas montanhas dos Andes e na bacia do Amazonas.A geografia na maioria das vezes é íngreme e inóspita, com uma grande quantidade de mato e rios de águas brancas, que são abundantes. Esta região é quente e úmido eo clima não muda muito durante o ano, excepto quando as chuvas vêm durante o período chuvoso (dezembro a março). Durante a estação seca, chove menos, mas ainda é quente e úmido.
Os Vales Temperado: Estes vales são geralmente concentrados no centro-sul e parte central do país têm alguns dos climas mais agradáveis do país. A diversidade geográfica dos montes e de clima temperado fizeram desta região um dos favoritos para os espanhóis na época colonial. Eles não têm, caracteristicamente, a temperatura extremas mudanças que ocorrem diariamente ou sazonalmente em outras regiões. O clima é temperado e mediterrânico, como com água morna em dias quentes e as temperaturas nocturnas, agradável. Essa região é onde a maioria das frutas e legumes vêm e que são distribuídos em todo o país.
O Scrub Chaco e Planícies: Em geral, o Chaco é conhecido como o deserto da Bolívia. É geralmente plana, com algumas colinas e vales e alguns rios que drenam a paisagem esparsas. A maioria das plantas se adaptaram às temperaturas muito quente e baixa umidade que esta região é conhecida. Curta arbustos, galhos espinhosos, gramíneas grosseiras e cactos compõem a maioria da vida das plantas com algumas árvores de grande porte espalhadas. Desde que é tão inóspito que poucas pessoas vivem aqui e assim que a abundância de vida selvagem é variada e abundand. Quente, poeirenta e seca descreveria o Chaco, exceto no período chuvoso, quando está quente ea poeira se transforma em lama.
Seasonal Temperaturas: Mais uma vez, depende de onde você está no país.Durante a estação seca (inverno tempo), as temperaturas são geralmente mais frias e de congelamento pode ser totalmente nas terras altas (e bem abaixo de zero no sul ainda vai) e pode ser agradável nas planícies. A estação chuvosa (verão) traz temperaturas quentes e úmidos dos trópicos eo frio e molhado para as terras altas. Em altitudes médias (região do Vale), as temperaturas não se alteram em condições extremas, como os planaltos e planícies. Inverno tem o clima mais bonito e as temperaturas nas regiões de vale.
Melhores épocas para viajar: Existem basicamente duas temporadas na Bolívia - a seco e no molhado. A estação seca vai de maio a outubro, os meses de inverno. A estação chuvosa é de novembro a abril, os meses de verão. Ele é mais frio durante os meses de junho a setembro e mais úmidos de dezembro a março. A estação seca é melhor para viajar devido a melhores condições de estrada e sol, céu geralmente quente e as temperaturas durante o dia. Viajar para a maioria das regiões da Bolívia é certamente possível durante todo o ano, mas você deve estar preparado para lidar com as mudanças sazonais (como na maioria dos países que têm graves mudanças climáticas sazonais) e seus efeitos sobre os padrões climáticos e da subsequente roaand condições atmosféricas.
As planícies tropicais: Essas regiões, que compõem a maior parte do território boliviano é composto da bacia do Amazonas no Norte e Nordeste e na bacia do Paraná e no sudeste da região leste. Estas planícies tropicais têm uma variedade de ecossistemas e em geral eles são quentes e úmidos durante todo o ano.Durante o período chuvoso (dezembro a março), a chuva é constante e as chuvas torrenciais são a norma. Ele provavelmente vai chover todos os dias durante a estação chuvosa e inundações é uma parte normal do processo. O ecossistema da floresta tropical depende da inundação sazonal para funcionar normalmente. Quente e úmido que descrever as planícies "do clima. Mas, há amargamente ventos frios que vêm para cima (Surazos chamado) da Patagônia e os pampas argentinos que podem cair as temperaturas de 30-40 graus durante dias a fio.
Precipitação: A estação das chuvas em todo o país é do final de novembro a final de março ou início de abril, dependendo de onde você está geograficamente.A quantidade de chuvas varia de região para região, mas os trópicos obter o máximo da chuva de longe. Pode chover a qualquer dia do ano no Yungas e partes dos trópicos também. A região montanhosa de receber muito pouca chuva no inverno, exceto quando neva ou elogia, que são mais freqüentes no verão - estação chuvosa.

Confissão de fé

Em que Creio

Do amor de Deus e da missões

Creio:

I. Em seu amor infinito e perfeito - e tendo provido no pacto da graça, pela mediação e sacrifício do Senhor Jesus Cristo, um caminho de vida e salvação suficiente e adaptado a toda a raça humana decaída como está - Deus determinou que a todos os homens esta salvação de graça seja anunciada no Evangelho.

Jo.3:16; I Tim.4:10; Mc.16:15

II. No Evangelho Deus proclama o seu amor ao mundo, revela clara e plenamente o único caminho da salvação, assegura vida eterna a todos quantos verdadeiramente se arrependem e crêem em Cristo, e ordena que esta salvação seja anunciada a todos os homens, a fim de que conheçam a misericórdia oferecida e, pela ação do Seu Espírito, a aceitem como dádiva da graça.

Jo.3:16 e 14:6; At.4:12; I Jo.5:12; Mc.16:15; Ef.2:4,8,9.

III. As Escrituras nos asseguram que os que ouvem o Evangelho e aceitam imediatamente os seus misericordiosos oferecimentos, gozam os eternos benefícios da salvação: porém, os que continuam impenitentes e incrédulos agravam a sua falta e são os únicos culpados pela sua perdição.

Jo.5:24 e 3:18.

IV. Visto não haver outro caminho de salvação a não ser o revelado no Evangelho e visto que, conforme o usual método de graça divinamente estabelecido, a fé vem pelo ouvido que atende à Palavra de Deus, Cristo comissionou a sua Igreja para ir por todo o mundo e ensinar a todas as nações. Todos os crentes, portanto, têm por obrigação sustentar as ordenanças religiosas onde já estiverem estabelecidas e contribuir, por meio de suas orações e ofertas e por seus esforços, para a dilatação do Reino de Cristo por todo o mundo.

Jo.14:6; At.4:12; Rom.10:17; Mt.28:19,20; I Cor.4:2; II Cor.9:6,7,10.

Fonte: Confissão de Fé de Westminster